sábado, 1 de dezembro de 2012

CADA VEZ MAIS SOCCER


Um olhar menos brasileiro para o esporte mais brasileiro.



Todos que acompanham esse blog sabem da minha insistente raiva contra a “europeização” do nosso jeito de jogar e principalmente, ver futebol.

O mais desavisado que zapeava o controle remoto nesse inicio de noite, e parou na ESPN, achava estar assistindo um amistoso entre a Holanda contra os alemães.

Mas acontecia no Home Depot Center, em Carson (Califórnia) a grande final da MLS, a liga norte-americana de futebol...

O bom e velho futebol, não o soccer.

Mas não há como deixar de admirar a capacidade ianque de organizar um evento, desde campeonato de comer hot dog até a grande final do maior evento americano, o superbowl.

Os caras são bons!

Mas esse cuidado que eles têm com o espetáculo é de irritar (rs). E chega a dar arrepios no mais patriota dos amantes do futebol brasileiro.

É inegável que a CBF parece desconhecer o termo “evento”.

Lembrando que lá nos “istates”, o futebol não tem interesse da maior parte da população americana.

Tecnicamente o espetáculo é medíocre, mas para o desavisado que vê pela televisão acredita estar vendo um grande jogo.

E olha que no mesmo horário passava os clássicos Santos e Palmeiras, e Botafogo e Flamengo...

E em tempos de HD, a péssima transmissão da “monopolizadora” sportv não me deixou outra opção a não ser acompanhar a final entre o Los Angeles Galaxy e Houston Dynamo.

Ao ver um jogo bem organizado tive a certeza de que a boa transmissão, visualmente engana a real capacidade técnica do futebol que se pratica em campo.

E assim nossos técnicos aderem a tudo o que é “inovação” que vem de fora, já eles, na contramão, tentam praticar o futebol que outrora praticávamos.

É óbvio que devemos aprender com a lição que eles nos ensinam, mas com a monopolização do futebol no Brasil sofremos com a silenciosa invasão que eles fazem pelas transmissões em HD.

E é cada vez mais comum ver camisas de times europeus oficiais nas ruas...

Já os camelôs estão infestados de camisas piratas de times brasileiros!

O resultado do jogo...

É de que o futebol vai ficando cada vez mais soccer...



O jogo: Os mais de 30 mil presentes ao estádio, entre eles muitas celebridades americanas, aplaudiram a despedida de David Beckham do futebol nos EUA. O Galaxy conquistou o 4º título de sua história ao bater o Houston de virada por 3 a 1.

6 comentários:

  1. Digo (Mogi das Cruzes)2 de dezembro de 2012 às 09:55

    Brilhante Guina. Pq vc naum está em alguma tv? se vc fosse americano já estaria trabalhando em um grande rede de comunicação. Quanto a postura de acreditar que estamos nos afastando do futebol, deu no blog do perrone que o Felipão acha o México nosso maior adversário. Mais americano impossivel. Torço por vc.

    ResponderExcluir
  2. ta mal guina, preferi futebol dos estados unidos ao bradsileirao!

    ResponderExcluir
  3. O fato é que os americanos são os "mestres do espetáculo". Eles sabem muito bem que uma das maneiras do esporte crescer é tranformá-lo num grande show para TODO o tipo de público. Seja aquele que vê a partida pelo sofá, seja o torcedor que vai ao estádio. No Brasil os cartolas tem uma visão mequetrefe em relação ao torcedor e ao entorno do estádio. Adoram ganhar dinheiro mas pouco se importam com o conforto do torcedor. "São sempre os mesmos governantes. Os mesmos que lucraram antes" como diz sabiamente a música "Desordem" dos Titãs. Taí a múmia do Marin como exemplo.

    ResponderExcluir